Thursday, December 4, 2008

Pessoas que dizem sempre bom dia, boa tarde e boa noite de forma adequada

Não há nada mais irritante (com a excepção de todas as outras) do que às 12:05 dizermos "bom dia" a alguém e essa pessoa responder, em tom de correcção, "boa tarde". Pergunto-me se elas passam o dia todo a olhar para o relógio à espera do momento exacto em que ambos os ponteiros do relógio estão virados para cima, e pensam para si mesmas: "a partir de agora estamos na parte da tarde. Não me vou deixar surpreender, nunca se sabe a importância que esta informação não poderá vir a ter..."

5 comments:

rui.bento said...

# Local: Berkeley : California : Estados Unidos

Deves ter a mania. Além de seres mentiroso.

Onun said...

isto quer dizer que andas com mais tempo livre?

Male Berketuga said...

ainda é mais irritante quando trabalhas com pessoas em diferentes "zonas horárias" (time zones?!)... Que te corrigem numa língua estrangeira...

aardvark said...

Resposta à pergunta do excelso Fraga: "sobre essa importantissima questao nao te debrucaste tu, meu preguicoso... quando e' que a tarde cede o lugar à noite??"

pois aí a coisa cai claramente na ambiguidade, existindo várias escolas de pensamento.

Há quem considere ser altura de desejar "boa noite" a partir do momento em que escurece. Pessoalmente, faço parte desta escola, apesar das óbvias questões que este critério levanta (p.ex., o que fazer nos 5-7 minutos de lusco-fusco, quando não se tem visibilidade para o exterior ou em países mais nórdicos, onde se corre o risco de desejar boa noite pouco depois do almoço).

Outra escola acrescenta a este critério um corte horário, necessariamente ambíguo e muito variável (algures entre as 6.30 e as 8.00 pm) e que conduz a uma situação semelhante ao pessoal do bom dia/ boa tarde. Andam a olhar para o relógio à espera da hora exacta para mudar a cassete? Acho isso tudo desprezável e as pessoas pertencentes a esta escola, de uma forma geral (e específica) irritantes.

Foofenix said...

Brilhante resposta. Alias, caro Dupont, diria mesmo mais... brilhante resposta. Porem, a sua logica putrida desmorona-se completamente quando te enredas na falacia "de uma forma geral (e específica)". O que e'geral nao pode ser especifico, e vice-versa.

E se discordas, es simplesmente mais um gajo irritante.